domingo, 13 de fevereiro de 2011

mamografia

  Hoje após dedicar meus anos na  emergência de um pronto socorro.Fui transferida para rede pública para o setor de prevenção.Como a transferência foi por questões politicas fiz do limão uma limonada.E juro que estou adorando uma vez está na prevençaõ é muito bom.
   Estando a frente do setor de prevenção lido todos os dias com a prevenção,porém com a busca da cura tb que muitos das vezes poderiam ter evitados com alguns exames como preventivo  uma mamografia. Vejo mulheres que estão com 45 anos e 50 anos ainda não fizeram determinados exames.A rede pelo menos a que estou na frente  pelo SUS estão disponibilizando exames para as mulheres.Gostaria que as mulheres envolvesse cada vez mais a essa reflexão seja mãe,irmã,empregadas vizinha e amiga.
 O sinal mais precoce de câncer de mama é uma alteração suspeita presente no mamograma, antes da mulher ou seu médico o perceberem. Quando a doença evolui até o aparecimento dos sinais físicos e sintomas, a paciente sente um caroço na mama (em geral, indolor).
     Outras apresentações incluem sensibilidade; irritação na pele ou ondulações; secreção mamilar e/ou dor, escamação, ulceração ou retração. Em geral, a dor nas mamas deve-se a condições benignas e não é, normalmente, o primeiro sintoma de câncer de mama.
Imagem da Internet