meio ambiente


 





 Manifestações são legítimas. A causa dos animais não pode ser esquecida, AJUDE!



     O país inteiro protesta nas ruas contra abusos do Governo, corrupção e pede justiça. Entre as manifestações legítimas está a causa dos animais, minoria indefesa, sujeita a brutalidades como a que ocorreu em Santa Cruz do Arari (PA).
A ARCA Brasil precisa de sua ajuda!
A atuação da ARCA Brasil é reconhecida nacional e internacionalmente, mas temos grande dificuldade em financiar nossos projetos pioneiros. Esses trabalhos precisam ser ampliados, abrindo caminho para uma sociedade mais justa e livre de crueldades para com os animais.
É também por esse motivo que sua colaboração é tão importante para nós!
ARCA Brasil agradece, em nome dos animais.
Sinceramente,

Marco Ciampi
Presidente da ARCA Brasil







OLHAR AMBIENTAL

AVES DA CANTAREIRA registradas por seus admiradores moradores da Serra









OPEN
















WSPA 


Prezado(a) Angela,


A WSPA agradece a todos que participaram da mobilização pela inclusão do bem-estar animal na agenda da Rio+20. Graças ao seu apoio constante, à promoção do tema junto ao grande público e aos formadores de opinião, e à bem-sucedida articulação política da WSPA e de outras organizações internacionais, a pecuária sustentável foi incluída e mantida no documento final da conferência, denominado "O Futuro que Queremos".


Demos um grande passo na luta contra o sofrimento de mais de 60 bilhões de animais criados anualmente para o consumo no planeta. Certamente, sem o seu apoio, estes avanços não seriam possíveis. Porém, ainda temos muito trabalho pela frente na construção de um mundo onde os animais importem e os maus-tratos tenham fim. Continue participando das campanhas da WSPA e divulgue-as entre os seus amigos. Seja você também parte deste futuro que queremos!
Um grande abraço,
WSPA Brasil










Folha da Manhã
Angélica Dizaró

Lobo guará adulto foi capturado na madrugada desta quarta-feira (6), na Vila Dalva, em São Sebastião do Paraíso. O animal estava no estacionamento de um supermercado.


Por volta das 5h, populares acionaram o Corpo de Bombeiros informando que havia um lobo guará circulando pelo estacionamento do Mercado 5 Estrelas, localizado na Avenida Monsenhor Mancini.

Quando os bombeiros chegaram ao local, o animal estava bastante acuado, escondido atrás de tambores de lixo que estavam no estacionamento. Eles usaram um cambão para capturá-lo e o colocaram em uma gaiola segura e adequada. O animal foi conduzido para o pátio do pelotão do Corpo de Bombeiros, onde passou por avaliação de um médico veterinário.

O lobo guará é uma espécie ameaçada de extinção. Exemplares podem ser comumente encontrados em regiões de cerrado, como na Serra da Canastra e mais frequentemente no estado de Goiás. O animal capturado pesa entre 20 a 25 quilos e não apresentava ferimentos.

De acordo com o médico veterinário Hilton Gomes, os animais silvestres vêm até a zona urbana em busca de alimentos. “Fatores como as queimadas, a dispersão do bando, além do desmatamento, que faz com que a alimentação da espécie se torne escassa em eu habitat podem contribuir para que um animal silvestre acabe chegando até um centro urbano”, salienta.Segundo o subtenente Resende, do Corpo de Bombeiros, o lobo deve ter percorrido no mínimo 8 quilômetros para chegar até o local onde foi capturado. “É um animal adulto e sadio, mas por estar fora de seu habitat natural ele encontra-se bastante estressado”, acrescentou o comandante.
A Polícia Ambiental de Passos foi acionada e vai avaliar o animal para soltura. O lobo deve ser deve encaminhado para uma área de reserva ambiental do Parque Nacional da Serra da Canastra.fonte Folha da Manhã de Passos



O Brasil está chocado com o caso do pequeno e indefeso yorkshire. Infelizmente não é um fato isolado. Sabemos que milhares de atitudes desse tipo acontecem, todos os dias, em lares, matadouros, laboratórios, ruas, enfim, por todo o país. Não vamos permitir que a palavra “humano” deixe de ser sinônimo de sensível, carinhoso, responsável, consciente, bondoso. Dê o exemplo. Fique atento.
Vamos garantir um 2012 mais humano - no melhor sentido - a todos os animais.
É o desejo da ARCA Brasil, há 18 anos lutando pelos direitos dos animais.
Boas Festas e um Ano Novo de muita paz, harmonia e consciência.

CORPO DE BOMBEIRO


ANIMAIS

Bilhões de animais são criados todos os anos para produção de carne, leite e ovos. Muitos deles vivem em sistemas intensivos com baixo nível de bem-estar.
Mas VOCÊ pode mostrar que se importa também com os animais de produção.
Ajude-nos a incluir o tema bem-estar animal na agenda da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro, onde será discutido o futuro de nosso planeta.

Você sabia que as boas práticas de criação de animais têm um papel importantíssimo para o sustento de muitas famílias e para a proteção de nossas reservas naturais?

Elas geram benefícios para as pessoas, para os animais e, consequentemente, para todo o planeta.
Vamos mostrar à ONU que podemos melhorar a vida de bilhões de animais.
Ao todo, 4850 pessoas já demonstraram o seu apoio. Envie agora mesmo a sua carta online.

Vamos começar a nos preparar para a Rio+20?
Se nós conseguirmos convencer autoridades da ONU de que o bem- estar animal está diretamente relacionado ao desenvolvimento sustentável, sem dúvida, o tema será parte dos diálogos na agenda da Rio+20.
Primeiro Nome *
Sobrenome *
Cidade *
Estado *
Email *
País *
* Prenchimento obrigatório

Prezados Dr. Ashe e Senhor Kim,

Como parte dos preparativos que antecedem a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a qual ocorrerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, iniciou os debates globais sobre temas ligados ao conceito de sustentabilidade e ao futuro que desejamos para o nosso planeta.

Como os senhores estão à frente destes debates, espero que considerem também o meu interesse em participar do processo. Gostaria de me juntar a estas discussões, expressando-lhe minha profunda preocupação com o bem-estar dos animais. Fazendas que mantêm baixo nível de bem-estar animal não estão prejudicando apenas os animais, mas também o meio ambiente, as pessoas e a subsistência de diversas famílias em áreas muito pobres em todo o mundo.

Espero também poder contar com a concordância desta renomada organização quanto a todas as evidências, já bastante contundentes, de que os sistemas intensivos de criação necessitam de melhorias dos níveis de bem-estar animal.

O futuro que queremos baseia-se em um mundo onde as pessoas produzam alimentos de acordo com as suas necessidades, respeitando a nossa saúde, o bem-estar dos animais e o meio ambiente. Um mundo onde todos nós, na condição de seres humanos, vivamos em perfeita harmonia com os animais e com a natureza.

Acredito, inclusive, que esta aspiração já esteja bem presente em toda a sociedade civil. Considerando este cenário, tenho certeza de que o bem-estar animal será incluído na agenda de debates da Rio+20.

Na condição de mediar as discussões sobre sustentabilidade, a ONU tem uma grande responsabilidade de promover diálogos entre as autoridades para criação de novas alternativas para produção de alimentos, baseados em práticas sustentáveis de criação de animais em benefício de todos os setores de nossa sociedade, tanto em países no hemisfério norte quanto no hemisfério sul.

Ciente da importância e da amplitude desta organização, gostaria que este pedido fosse encaminhado com o propósito de inserir o tema no centro de discussão do novo planejamento de sustentabilidade global.

Conto também com a inclusão do tema de políticas agropecuárias sustentáveis nos documentos resultantes já da próxima reunião intersessional da Rio+20 e que o mesmo esteja incluído nos debates da Conferência.
Muito obrigado por toda atenção.
Um apoiador da WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal
Subject
Por favor, clique no box ao lado caso deseje ficar atualizado sobre as campanhas da WSPA


Maus Tratos

05/12/2011 - JQ na rede, com o direito dos animais
DivulgaçãoOs maus tratos contra os animais causam revolta na população.
Os maus tratos contra os animais causam revolta na população.
Já se encontra disponível no canal do Justiça em Questão a edição que recebe o desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, da 14ª câmara cível do TJMG, para falar sobre o direito dos animais.
Conheça as leis que prevêem punição a quem deixa de observar o bem estar da nossa fauna. O repórter Eduardo Júnior mostrou que comprar um bichinho de estimação pode não ser tão simples quanto parece. Ainda neste programa, os maus tratos contra os animais domésticos, de criação e selvagens. E o trabalho de Ongs que dão esperança aos animais abandonados através da adoção.
Se você perdeu a estreia, confira a grade de exibição das reprises:
TV Comunitária
6 (NET) ou 13 (OiTV)
Estreia: sábado, 13h
Reapresentações:
segunda-feira, 18h30
quarta-feira, 21h30
quinta-feira, 21h
TV Horizonte
22 (NET) ou 19 (UHF)
Estreia: sábado, 13h30
Reapresentações:
quarta-feira, 3h15
sexta-feira, 11h
TV Justiça
7 (NET) ou 6 (OiTV)
Estreia: domingo, 16h30
Reapresentações:
segunda-feira, 7h
quinta-feira, 10h
Acesse também a página do Justiça em Questão no Portal TJMG e ainda o canal do JQ no Youtube, onde se encontra o acervo de edições na íntegra.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom TJMG
Unidade Raja Gabaglia
Tel.: (31) 3299-4624
ascom.raja@tjmg.jus.br
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom TJMG
Unidade Raja Gabaglia
Tel.: (31) 3299-4624
ascom.raja@tjmg.jus.br


ÁGUA POLUÍDA MATA MAIS DO QUE VIOLÊNCIA

Escrito por http://www.ambientebrasil.com.br
24/03 - A população mundial está poluindo rios e oceanos com o despejo de toneladas de resíduos sólidos diariamente, prejudicando a vida marinha e envenenando crianças no mundo todo. De acordo com o relatório divulgado na última segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, em Nairóbi, no Quênia, África, pelo Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês), o consumo de água não tratada e poluída hoje em dia mata mais do que todas as formas de violência. O documento foi entitulado Água Doente e afirma que milhares de crianças e adultos morrem por ano em decorrência da da poluição da água, alertando para a necessidade da adoção de medidas urgentes.
Protestos foram feitos no mundo todo, em Berna na Suíça por exemplo, foram expostas 4 mil mamadeiras com água suja em uma praça pública.
De acordo com o relatório, as populações urbanas deverão dobrar de tamanho nas próximas quatro décadas. A projeção é que os números subam dos atuais 3,4 bilhões para mais de 6 bilhões de pessoas. Nas grandes cidades já há carência de gestão adequada dos recursos hídricos em decorrência do envelhecimento do sistema, de falhas na infraestrutura ou de tratamento de esgoto insuficiente.
Os resíduos contaminantes são comspostos principalmente de esgotos, pesticidas agrícolas, resíduos animais e industriais.
“Isso significa que mais pessoas agora morrem de água contaminada e poluída do que de todas as formas de violência, incluindo as guerras.” A contaminação da água também gera as zonas mortas em mares e oceanos de todo o mundo, sufocando recifes de corais e peixes, diz o documento, informando que 2 bilhões de toneladas de resíduos são jogados em águas de todo o mundo anualmente.
O relatório ainda afirma que 1,8 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem anualmente pela falta de água limpa. E a maior parte dos resíduos lançados são provenientes de países em desenvolvimento.
A recomendação do estudo é de sistemas de reciclagem de água e projetos multimilionários para tratamento de esgoto e também a proteção de áreas terras úmidas (processadores naturais de esgoto) e de uso de dejetos animais como fertilizantes.
Se quisermos sobreviver em um mundo com 9 bilhões de pessoas, que de acordo com as projeções é o que teremos em 2050, devemos nos tornar mais inteligentes no manejo de água e esgoto, disse Achim Steiner, direto da Unep.


.................................................................................

fazendas

As grandes fazendas cedendo para os loteamentos. São fazendas antigas com muitas árvores chegando afirmar que a maiorias tem matas fechadas.
Com as vendas cedem lugares para os loteamentos a motosserra já dar para escutar ceifando as árvores antigas ora frutíferas. Ai começa o grande dilema. Sem dó aos gritos pássaros, micos, tucanos e muitos outros animais migram para as cidades, morrendo nos asfaltos quentes principalmente os micos. Como estou vivenciando isso a maioria migram para as chácara famintos os micos. O pior a maioria dos lotes como diz nós mineiros são de engorda, acumulando sujeiras, dengue, servindo de abrigo para marginais. Esperando que o valor aumento para as vendas.E u ainda consigo obrigar os micos devido que vieram para a mata verde do fundo da chácara estão famintos.angelavaz7@uol.com.br ou uol.mais.com.br/angelavaz7

Postado por blog da angela vaz7 às 04:43 Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem



Prisioneiros de aluguel

Cães são usados para proteger empresas, terrenos e até casas vazias durante as férias. Em SP, PL pretende legalizar a atividade, veja como participar dessa discussão
VANESSA GONZALEZ
em colaboração para o Notícias da ARCA
Quando anoitece e as empresas fecham suas portas, os vigilantes de quatro patas assumem seus postos. São rottweilers, dobermans, pastores, pit bulls e filas que vivem por trás das grades para zelar, sozinhos (por cerca de 12 horas ou mais de 48, nos fins de semana), pelo patrimônio do contratante.
Os que defendem argumentam que os animais foram treinados e estão acostumados à condição, mas a ARCA Brasil questiona: é justo condenar o melhor amigo do homem a uma vida inteira de aprisionamento servil? E com muitas chances de não ter qualquer vínculo afetivo?
Por dentro da situação
A cidade de Curitiba foi uma das primeiras do país a ter uma lei que proíbe a locação de animais (Lei Municipal nº 12.594/08). No sentido contrário, o Tribunal de Justiça do Paraná decidiu que a lei é inconstitucional. Enquanto a batalha judicial acontece, mais cães são alugados e aprisionados ilegalmente em um dos municípios onde essa prática é mais comum.
As empresas de locação de cães não têm como obter alvará já que o serviço não existe na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Também desrespeitam a Portaria 387 do Ministério da Justiça Federal. Deixam os cães sozinhos quando a determinação é que sejam sempre acompanhados por um vigilante - fato constantemente descumprido.
Outra dimensão pouco discutida é o impacto da substituição do homem pelo animal no mercado de trabalho. Segundo reportagem do jornal “O Estado do Paraná”, a troca fechou cerca de 800 postos de trabalho – dados que foram fornecidos pelo SindiVigilantes de Curitiba.
Quem contrata cães de guarda procura aumentar o custo benefício, mas como diz o dito popular, o barato pode sair caro. "O cão não cobra férias, 13º e nem traz demandas trabalhistas, mas só age por instinto e não substitui a presença física de um profissional treinado", afirmou o presidente do SindiVigilantes, João Soares em entrevista ao “O Estado do Paraná”.
Esse foi um dos motivos que quase provocou uma tragédia, em julho, na cidade de Uberlândia (MG). Uma estudante de 15 anos e seu maltês foram atacados por um fila que, de acordo com a mãe da jovem, teria sido alugado por uma construtora para vigiar a obra.
A jovem e o mascote estão bem, mas a mãe afirmou que irá processar os responsáveis pelo animal. “Minha filha e meu cachorro podiam ter morrido. Não culpamos o cão pelo ataque e sim as pessoas responsáveis por ele, que em minha opinião é a construtora e o canil que alugou o cão” explicou ao jornal “Correio de Uberlândia”.
Quem pode culpar um fila, treinado para atacar, deixado sozinho em uma obra?
Em SP.
O projeto de lei 256/2010, apresentado em março na Assembléia Legislativa de SP pelo deputado estadual Cássio Navarro, legaliza e disciplina a locação de cães de grande porte para a guarda ou proteção patrimonial temporária em estabelecimentos comerciais, residenciais e em chácaras e sítios.
Felizmente o assunto não caiu nas graças do também deputado estadual, Fernando Capez (PSDB), que pediu revisão do PL e convocou os protetores de animais a enviarem sugestões – oportunidade rara e importante de defesa do melhor amigo do homem. (Veja como participar ao final da matéria)
A polêmica divide opiniões. O adestrador Vinicius de Almeida defende a prática e diz que o aluguel de cães é uma alternativa importante. “É uma maneira de dar um caminho digno para cães com histórico de agressividade, o que hoje culmina no abandono ou até mesmo o sacrifício”. Questionado sobre os riscos, Vinicius observa, “um cachorro mal treinado é tão perigoso como um cão mimado. Nos dois casos são animais desequilibrados psicologicamente e sem regras muito bem definidas
Férias: sossego ou preocupação?
Com a aproximação das férias e festas de final de ano os índices de abandono aumentam. Algumas famílias irresponsáveis viajam e, sem saber o que fazer com o mascote, os deixam sozinhos em casa ou são negligentes ao permitir que fujam durante os fogos.
Para piorar, locatários de animais entram em cena com cães para guardar casas vazias durante o verão. O portal de notícias G1 apurou que os animais, antes utilizados apenas em endereços comerciais, começam a ser usados na segurança de imóveis residenciais vazios na região metropolitana de SP.
Os oportunistas querem lucrar com o cenário de violência nos centros urbanos e desconsideram o bem-estar dos homens e dos animais. O problema da Segurança Pública não pode ser repassado para os nossos amigos peludos. Designá-los como meros alarmes de quatro patas, ao sabor de nossas necessidades, representa um retrocesso cruel.
Postado por blog da angela (angelavaz7@uol.com.br