sábado, 17 de março de 2018

APAE










APAE


O administrador de tecnologia da informação Gustavo Rodrigues de Oliveira desenvolveu um aplicativo educacional que reproduz brinquedos reais com o objetivo de fornecer estímulos ao público infantil. O Estimulando já ajudou diversas crianças portadoras de deficiência física ou mental da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Passos e, hoje, Gustavo trabalha para aprimorar o software.
Segundo Gustavo, a iniciativa teve início no ano passado, em seu último ano de faculdade. “O Estimulando foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da minha graduação em sistemas de informação, na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos, onde tive orientação da professora Vânia de Oliveira Borges”, explica o administrador, que após estágio foi contratado pelo Grupo Folha da Manhã. 
Gustavo contou que a ideia surgiu durante uma conversa com a fonoaudióloga Nívia Maria Cunha, que detalhou a necessidade de um jogo interativo. “Eu trabalho majoritariamente com crianças especiais que tenham até quatro anos. Com o passar do tempo, percebi que muitos brinquedos estavam quebrando ou faltando pilhas. Então, sugeri ao Gustavo a criação de um programa virtual, pois os estímulos dos computadores entretêm muito as crianças”, disse Nívia, funcionária da Apae há sete anos.
“O Estimulando foi perfeito para nós. Ele possui jogos como teclado de música, celular virtual e vídeos de animais reais, por exemplo. Os games são bem interativos, com formas, cores e músicas. Através deles é possível estimular a fala, o ritmo e a memória das crianças com as quais eu trabalho”, afirmou a fonoaudióloga.
No total, foram nove meses de estudo e trabalho. “Nos seis primeiros meses, me dediquei ao levantamento teórico, e os outros três foram voltados ao desenvolvimento prático. Desde a programação, que foi realizada através dos programas Unity 3D e Visual Studio, até a aplicação, que foi testar o aplicativo com as crianças da Apae”, explicou Gustavo.
Essa última fase do trabalho foi muito gratificante, conforme relata Gustavo. “Eu estive em contato com duas crianças, ano passado. A primeira tinha por volta de cinco anos e era autista; a segunda, era portadora de síndrome de Down e tinha somente dois anos. Ambas interagiram bem com os estímulos do aplicativo. Foi motivador. A partir daquele dia, eu tive mais energia para dar continuidade ao trabalho”. 
Atualmente, o programador dedica-se a adicionar mais utilidades ao aplicativo, como por exemplo, adicionar vídeos em formato de animação que ensinem a realizar atividades da vida diária como escovar os dentes, tomar banho e trocar de roupa.
O aplicativo está disponível para download no Google Play Store; qualquer pessoa pode baixar gratuitamente.

promotoria reabre processo eleitoral no CMS de Passos

http://www.correiodovaledoriogrande.com.br/noticia/10444/reuniao-com-promotoria-reabre-processo-eleitoral-no-cms-de-passos

Reunião com promotoria reabre processo eleitoral no CMS de Passos

Por Carlos Alberto Alves


Numa reunião chamada pelo promotor Eder da Silva Capute, que é o curador da saúde no município, ficou definida a retomada do processo eleitoral para a mesa diretora, que terminou em impasse no fim do ano de 2017. Na reunião, além do promotor, estiveram presentes Ângela Vaz, atual presidente do Conselho Municipal de Passos, o advogado e vereador Erick Silveira, que acompanhava a presidente, a secretária municipal de saúde, Elexandra Bernardes, a presidente da Comissão Eleitoral, Vanessa Queiroz e Inês Poupe, esta também da Comissão Eleitoral.
A ata registra que a reunião tinha o objetivo  “de solucionar problemas havidos durante o processo da eleição da mesa diretora do Conselho Municipal de Passos”. Em outro ponto  diz-se que  “decidiram os presentes que, segundo o regimento da eleição, seria reaberto um prazo de 48  horas” para reabertura do processo eleitoral, que vai ser contado a partir de 24 janeiro, quando haverá a possiblidade de novas chapas se inscreverem. A chapa encabeçada por Caio de Oliveira não precisa se inscrever de novo.
O prazo de 48 horas começará a contar a partir da “data de publicação no diário oficial do município (Folha da Manhã)” . A partir dai passaria valer os prazos do regimento elaborado pela Comissão Eleitoral, com esta sendo responsável pela marcação da data da nova eleição.
A presidente atual do Conselho Municipal ficou responsável pela convocação de uma reunião extraordinária para a nomeação de novo membro da comissão eleitoral, “representante do segmento dos trabalhadores em saúde”, tendo em vista o afastamento de Daniela Maria Silva. A reunião deve acontecer dia 22 “impreterivelmente” aponta o documento.
Opinião
E a Plenária do Conselho?
Carlos Alberto Alves
 É de se louvar a iniciativa do promoto, Dr.r Éder da Silva Capute,  em tentar resolver o imbróglio gerado pela tentativa de realizar eleição para mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Passos, no final do anao passado. A reunião aconteceu dia  18 (quinta-feira) e não 19 como registra a ata.
Os presentes selaram um acordo, sem sequer ter a necessidade de um referendum da plenária do Conselho Municipal. Como é do conhecimento de todos, além daqueles que participaram da reunião, do promotor que se colocou como mediador, mas acabou tendo participação definitiva na elaboração da ata, se estiver errado podem me corrigir,  o Conselho Municipal de Saúde é deliberativo e não tem que acatar só o que foi dito como definitivo.
É importante senhora presidente do CMS, Ângela Vaz, senhora presidente da Comissão Eleitoral, Vanessa  Queiroz,  que não teve competência para levar o pleito até o fim, por isso, deveria ser extinta, que a Plenária terá que ser consultada.
E ela é soberana, até para discordar do que propôs a ata,  que conta com a assinatura do promotor. É  bom que se esclareça que isto de jeito nenhum pode ser visto como afronta a quem quer que seja, mas um direito, antes um dever, que compete a Plenária, que até pode concordar com o registrado na ata, mas que deve deliberar sobre o assunto como é de sua obrigação fazer.
Tenho certeza que a presidente atual não irá  esquecer-se de incluir na pauta de discussão da reunião já agendada para o dia 22, desde que tenha quem a provoque.
Carlos Alberto Alves é engenheiro por formação e jornalista por opção. Agora é membro do Conselho Municipal de Passos.
Comentar esta matéria
Compartilhe:

Anavitória - Planeta Atlântida 2018 - SHOW COMPLETO